GT 3 Instrumentos para diagnosticar o impacto do PIBID nos cursos de licenciatura

Núcleo de Coordenação: Ana Lúcia Baccon (UEPG), Cristina Elena Taborda Ribas, Nádia Maria Guariza e Simone Carina Baroni (SEED-PR)

O GT3 tem como objetivo refletir sobre o tema: "Instrumentos para diagnosticar o impacto do PIBID nos cursos de licenciatura" - Para iniciarmos nossas reflexões, apresentamos alguns textos que buscam apontam a possibilidade da construção de saberes docentes a partir das vivências dos bolsistas de iniciação à docência nas ações do PIBID - Programa Institucional de BOLSA de INICIAÇÃO à DOCÊNCIA. Apresentamos também algumas representações que os licenciando elaboraram durante a sua participação no Programa, em relação a sua inserção na escola, e como a participação no PIBID impactou a sua formação. Toda essas reflexões são apontadas, a partir de um instrumento que foi aplicado aos bolsistas, onde este era convidado a expressar suas impressões, dificuldades e perspectivas nas ações desenvolvidas no PIBID. Acreditamos que a participação dos bolsista no PIBID é um importante avanço a sua formação.


Dr.a Ana Lúcia Pereira Baccon



Texto Políticas Públicas de Formação de Professores


Um comentário:

  1. Colegas, penso que não podemos deixar de fora uma discussão sobre o ainda presente modelo da racionalidade técnica nos nossos cursos e sobre como o pibid pode contribuir/tem contribuído para mudar essa realidade. Sobre o assunto estou trabalhando num artigo “O PIBID como possibilidade de enfrentamento do modelo da racionalidade técnica na formação de professores”. Gostaria de saber se existem mais interessados nessa discussão. abç
    Joanez

    ResponderExcluir