Memória do 1º Fórum - Relato Geral

O início das atividades do 1º Fórum de Áreas do PIBID foi marcado por intensa movimentação, com a presença de mais 300 bolsistas dos PIBIDs da UFPR e da UTFPR, exposição de banners e muita conversa.
A abertura oficial do evento contou com a participação de dois Coordenadores Institucionais do PIBID na mesa diretiva, professor Eduardo Barra (UFPR) e professora Luciana Pereira da Silva (UTFPR). A professora Maria Amélia Sabbag Zainko, Pró-Reitoria de Graduação da UFPR, professor Paulo Osmar Dias Barbosa, Vice-Reitor da UTFPR e o Diretor-Geral da UTFPR Câmpus Curitiba, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho representaram as respectivas instituições.
Para a mesa diretiva também foram convidados o professor Flávio Arns, Secretário de Educação do Estado do Paraná, representado pela professora Fernanda Scaciota Simões da Silva, Diretora de Políticas e Programas Educacionais da SEED e a Secretária de Educação do Município de Curitiba, representada pela professora Maria José Rippol Serenato. Os coordenadores dos PIBIDs da PUC/PR e UEPG também estiveram presentes, assim como a Professora Maria Lucia Acioly representando a professora Glaucia Brito, da COPEFOR.
Após a abertura, marcada pelo compromisso de todas as instituições parceiras de tornar o PIBID um programa de formação cada vez mais importante, fez-se uma pausa para o coffe-break. Logo depois, às 10h30, os Coordenadores Institucionais apresentaram os dados dos PIBIDs das duas instituições organizadoras do evento, que somam hoje mais de 600 bolsistas de licenciatura, atuando em 49 escolas públicas localizadas em diversos municípios do PR - mas, sobretudo na região metropolitana de Curitiba.
Em seguida, a diretora de Educação Básica Presencial, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professora Carmen Moreira de Castro Neves, proferiu uma palestra ressaltando os objetivos do PIBID e sua inserção nas instituições de ensino superior. Um dos pontos importantes da palestra foram os números apresentados. O PIBID conta hoje com mais de 26.000 bolsistas de licenciatura em todo o país. Outro ponto importante é que o PIBID passará, a partir de 2012, a ser um programa de fluxo contínuo e será necessário reestruturar os Programas Institucionais para isso.
Essa e outras mudanças que ocorreram de forma muito rápida na estrutura do PIBID, na CAPES, revelam que a formação de professores da Educação Básica deixou de ser tarefa apenas das IES, mas passa a integrar uma complexa rede de políticas educacionais que buscam envolver os sistemas de ensino de forma mais articulada.
Para encerrar, tivemos um momento muito gratificante proporcionado por um grupo de alunos do Colégio Santa Gema, de Curitiba, que encantou a todos com o seu talento. A apresentação dos estudantes nos deu ainda mais ânimo mais os trabalhos da tarde com as equipes das Secretarias.
Que venham outros fóruns!
Profa. Deise Picanço
Relato da Área de Artes
Relato da Área de Biologia/Ciências
Relato da Área de Educação Física
Relato da Área de Geografia
Relato Área de Inglês
Relato da Área de Matemática
Relato da Área de Português
Relato da Área de Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário