Memória do 1º Fórum - Relato da Área de Português

No Fórum de Áreas realizado no período da tarde, os subprojetos do Pibid Português contaram com a presença dos professores e bolsistas da UFPR e da UTFPR, representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Educação e as palestras das professoras Rossana Finau e Catia Toledo.
Os trabalhos foram mediados de forma brilhante pelo Prof. Juarez, que não só conduziu as apresentações, como também fez relevantes observações – ou provocações, nas suas palavras – acerca dos temas em discussão, destacando-se, por exemplo, a falta de livros de autores contemporâneos nas bibliotecas das escolas de educação básica.
A primeira apresentação foi feita pelo prof. Edílson, representando a Secretaria de Estado da Educação. O palestrando explicou as aproximações existentes entre os PCNs e as DCs do Paraná, em razão dos estudos que fundamentam esses documentos: a teoria de Bakhtin e a de Vigotsky; fez, também, um paralelo entre o Currículo Básico de 1990 e estas Diretrizes, enfatizando o amplo trabalho de formação de professores promovido pela Secretaria de Educação. Em seguida, passou a analisar os conceitos-base presentes nas DCs, tais como: oralidade, leitura, escrita, análise linguística.
Essa explicação foi oportuna, levando-se em consideração que muitos bolsistas do subprojeto Português ainda estão em início do curso de graduação, não tendo conhecimento mais aprofundado dos documentos que orientam o ensino de língua materna na educação básica do Paraná.
Na sequência, a representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Sandra Mara, apresentou as Diretrizes do Município para a área de língua portuguesa, observando que esse documento está disponível no Portal Cidade do Conhecimento. Dentre as questões relevantes discutidas, apontou-se: a necessidade do letramento ocorrer concomitantemente ao processo de alfabetização, a inserção de diferentes gêneros textuais já nos primeiros anos da criança na escola e a importância de se definir um trabalho consistente com a oralidade.
Dando continuidade às discussões, a fala ficou com a professora Rossana Finau, da UTFPR. De forma bastante carismática, a professora começou a analisar a concepção de linguagem, reiterando que esta se caracteriza pela interação e pelo diálogo, realizando-se nas práticas sociais por meio dos gêneros discursivos. A última fala foi da professora Cátia Toledo, tratando a literatura nas práticas de leitura.
Prof. Ubirajara Inácio de Araújo
Relato Geral
Relato da Área de Artes
Relato da Área de Biologia/Ciências
Relato da Área de Educação Física
Relato da Área de Geografia
Relato Área de Inglês
Relato da Área de Matemática
Relato da Área de Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário