Quando o PIBID foi pensado como um programa que deveria privilegiar a
escola como um espaço formativo para os futuros professores da educação
básica, havia um grande desafio a ser vencido: promover os professores
das escolas participantes a autênticos protagonistas das ações
formativas executados no âmbito do programa. Desde de 2007, muito temos
falado sobre isso, mas pouco temos conseguido avançar, exceto pelo
esforço e a persistência de valorosos professores da escola pública que
abraçaram com tenacidade o desafio colocado pelo PIBID.
O
Fórum de Área surgiu, em 2011, com o objetivo de promover de forma
sistemática e orgânica a interlocução entre os professores
universitários -- os coordenadores de área -- e os professores da escola
de educação básica -- os supervisores -- participantes do programa. Mas
essa interlocução não deveria simplesmente repetir a configuração que
ela adquire em cada instituição local. Ela deveria, ao contrário disso,
ser recortada -- e, em seguida, costurada -- em torno das áreas de
conhecimento, que dão origem às disciplinas nas escolas e às
licenciaturas nas universidades. Com o Fórum, foram constituídas, assim,
novas coletividades interinstitucionais em torno das áreas de
conhecimento. Logo se viu que o complemento natural desses agrupamentos
interinstitucionais seriam, inquestionavelmente, as equipes técnicas das
secretarias de educação cujas escolas e docentes participam do
programa.
Estava assim estruturado o Fórum de Áreas,
que logo deveria se converter num potencial aliado das coordenações
institucionais do PIBID para, num só movimento, ampliar a sua
interlocução com as secretarias de educação e o protagonismo dos
supervisores no programa. Na sua primeira edição, em 2011, o Fórum
reuniu coordenadores e supervisores do PIBID na UFPR e UTFPR, com a
participação de representantes da UEPG e da PUCPR, além das equipes
técnicas da SEED-PR e da SME-Curitiba. Já para esta segunda edição, em
2013, o evento terá a participação de todas as 11 universidades do
Estado do Paraná participantes do PIBID.
A programação desse II Fórum traz duas grandes novidades. Primeiro,
os Grupos de Trabalho (GTs) sobre temas que foram demandados tanto pelos
próprios PIBIDs (tais como os instrumentos de avaliação dos impactos do
programa e a relação entre PIBID e estágio curricular) quanto pelas
secretarias de educação (tais como as escolas de educação em tempo
integral e o ensino médio inovador), mas que demonstram um forte
potencial para gerar ações conjuntas e integradas entre ambos. Serão 11
GTs, cada qual coordenado por um representante de cada uma das
universidades participantes e por um representante das secretarias de
educação.
Segundo, o II Fórum contará com uma mesa de
debates para a qual estão sendo convidados os pró-reitores de graduação
das universidades e os secretários de educação. O tema dessa mesa será o
mesmo que foi escolhido como tema central do evento: o papel do PIBID
numa política estadual de formação de professores. Espera-se que, ao
final, os dirigentes das universidades e das escolas públicas assumam um
compromisso em prol de uma política de formação inicial de professores
conduzida de forma colegiada pelas secretarias de educação e pelas
universidades, com a consequente inclusão do PIBID entre as suas
prioridades. Hoje, em virtude da nova formulação da lei 9394, a promoção
de programas de bolsas de iniciação à docência não é apenas uma
obrigação do governo federal, mas também dos governos estaduais e
municipais.
Queremos caminhar, assim, para o conferir
ao PIBID o caráter de um grande e autêntico programa institucional, que
não pode prescindir das ações locais de seus professores e estudantes,
mas que não pode se limitar a elas. Temos que inserir as ações
formativas realizadas em cada uma das escolas e universidades
participantes do programa em cenários mais amplos, que extrapolem as
nossas instituições locais e alcancem instituições mais amplas. Uma
política estadual de formação inicial de professores pode ser um dos
objetivos a ser perseguidos, se conseguirmos extrair da
institucionalização generalizada do PIBID toda o seu potencial.
Curitiba, 12 de junho de 2013
Eduardo Salles O. Barra
Coordenador Institucional do PIBID na UFPR
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